As religiões diânicas






O termo "Diânico" inclui muitas Tradições e abrange qualquer religião pagã, principalmente a Wicca, que enfatiza o feminino na humanidade, na natureza, na vida e espiritualidade acima do masculino.

As Tradições Diânicas existentes atualmente têm sido classificadas e divididas em duas linhas distintas:

1- As que reverenciam a Deusa, mas reconhecem o Deus em seu culto. A Deusa exerce papel fundamental e central, sendo o Deus reconhecido muitas vezes como uma extensão Dela própria. Estes ramos incluem homens e mulheres em sua estrutura. Diversos destes grupos surgiram dos esforços de Morgan McFarland e Mark Roberts em meados de 1971 e mesmo que atualmente muitos que pratiquem o Dianismo não pertençam à Tradição McFarland, podemos citá-los como formato Diânico igualitário mais antigo que servem de inspiração e influência para a formação das ideias e Tealogia de diversos grupos e Tradições Diânicas subsequentes.

2- As Diânicas feministas, fortemente influenciados por Zsuzsanna Budapest com foco total na mulher, sem a participação de homens e reconhecimento e culto do Deus e das demais divindades masculinas em sua estrutura religiosa.

Em muitas Tradições Diânicas a transmissão de uma linhagem só pode acontecer através de uma Alta Sacerdotisa.

A Deusa e o respeito ao feminino são os fundamentos principais desse sistema espiritual, com sua diversidade de crenças e práticas. Acredita-se que o Dianismo possibilite a comunhão com os Poderes Divinos Femininos e o fortalecimento através deles. Acima de tudo encaram a Terra como um organismo vivo, antigo e cheio de mistérios para compartilhar.



Comentários