Deusa Ceres

Ceres, também conhecida como Deméter na mitologia grega, é a deusa da agricultura. É uma deusa matriarcal, a imagem do poder das entranhas da terra. Diz-se que ela ensinou aos homens as artes de arar, plantar e colher, e às mulheres, como moer o trigo e fazer o pão.

Na mitologia, o início da vida de Ceres foi bastante traumático, pois ao nascer, teve o mesmo destino dos seus irmãos Juno, Vesta, Plutão e Netuno : foi engolida pelo seu pai, Saturno. A beberagem oferecida por Júpiter a Saturno, único filho que não havia sido engolido, fez com que Saturno "vomitasse" todos os irmãos. Ceres, por ter sido a segunda filha, foi a penúltima a ser devolvida.

Mas foi um episódio envolvendo sua filha Prosérpina, que marcou mais significativamente a personalidade desta deusa. Incoformada com o seu sequestro por Plutão, Ceres ordenouque a terra secasse, recusando-se a devolver-lhe a abundância. Graças a intervenção do deus da comunicação e mensageiro dos deuses, Mercúrio, Ceres aceitou o acordo de dicidir Prosérpina com Plutão. Ela viveria com sua mãe durante nove meses do ano e deveria retornar para o marido nos três outros meses.

Ceres representa a experiência da maternidade, não só a gestação física, mas a experiência da Grande Mãe, da descoberta do corpo como algo precioso e valioso que requer muita atenção. Significa os prazeres simples da vida, a conscientização de que somos parte da natureza. Ceres representa uma sabedoria não racional, que vem da natureza, da capacidade de esperar até que as coisas estejam maduras para agir.






Comentários